segunda-feira, 30 de maio de 2011

Amaci


Amaci é um banho de ervas que se faz no médium iniciante na Umbanda com as ervas específicas do Orixá de cabeça do médium, este banho ao contrário dos outros banhos é dado inclusive na cabeça do médium e tem a finalidade de limpar o campo astral e preparar o médium para entrar na corrente mediúnica, é uma preparação, uma espécie de primeira confirmação do médium na corrente mediúnica, é um vínculo energético do médium com o seu Orixá, com a casa e com o sua mãe de santo porque somente a mãe ou pai pode dar este banho e colocar a mão na cabeça do médium. A partir deste ponto o médium é um médium de Umbanda e está energeticamente vinculado ao seu Orixá, não existe raspagem nem catulagem porque a Umbanda não se utiliza destes preceitos que são típicos do Candomblé !
O amaci no geral é um punhado de ervas maceradas que dão origem a um banho.
O medium iniciante terá por obrigação sempre respeitar aquele que fez a sua iniciação pois para sempre estará vinculado a casa , e ao guia chefe pois nesse momento eles saberão todos os mistérios da coroa do iniciante. E acreditem ou não muitos medium saem da casa e depois ainda mandam energias negativas na casa , um grande erro ja que quem formou o medium sabe de todos os misterios da coroa . A zeladora dos orixas um dia no futuro é mais apta a fornecer ajuda para este medium pois conhece com o que esta lidando , por isso devemos muita obediencia e gratidão e respeito pelos pães e mães de santo pois quem realmente segura a bucha são eles e pior muitas vezes os guias chefes ao menos deixam que o medium saiba ou que a mãe de santo revele que ajudou determinado medium , pois a missão de uma mãe de santo zeladora de santo é muito díficil mas de extrema evolução espiritual. Pois ela não faz nada por si própria sempre tem a intuição do guia chefe da casa.

A todos que olham a todos que estão aqui
muita atenção hoje é tarde de amaci
filhos de fé respeitai o pano branco
babalao preparou seu banho santo
filhos de fé respeitai quem vai tocar
dentro da lei vem saudar seu orixa
Sarava ogum tenho a cabeça lavada
fiz meu batismo na umbanda
ei de louvar os meus guias

Por Flavio

3 comentários:

  1. Jamais esquecerei do meu Amaci um momento unico e emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Flávio, tirou muitas duvidas.
    Estou muito ansioso para meu Amaci. =D

    ResponderExcluir
  3. No meu amaci me senti acolhida, abraçada um sentimento de amor tão grande que não tem explicação. È uma sensação maravilhosa......

    ResponderExcluir