quarta-feira, 4 de maio de 2011

Baianos e Baianas

“Salve Nosso Senhor do Bonfim, Salve Nossa Senhora da Guia.”

O que podemos dizer sobre essas entidades magníficas, que não se tornam apenas nossos guias e protetores, se tornam também um de nossos melhores amigos.

Com seu jeito carregado de falar, contam sobre suas historias seus acontecimentos e curiosidades, fazendo agente simplesmente esquecer de que ali está um espírito super evoluído e passar a vê-los como Bons e Confiáveis amigos.

Os Baianos podem trabalhar em diversas Linhas, ou se não em todas, mas tem uma ligação um tanto quanto especial com a linha de Ogum que seria o Orixá Patrono dessa linha.

Quando Baiano está em terra é sinônimo de farra e boas risadas, mas isso não significa que eles só querem saber de brincar e contar piadas; Só por terem essa forma despojada e extrovertida de trabalhar não quer dizer que são menos, quer dizer que são apenas diferentes. Enquanto estão conversando e brincando penetram diretamente em nosso mental para trabalhar em nossas emoções e sentimentos nos reequilibrando e descarregando; Ou estão segurando nossa gira e nos guardando de más energias que nos rodeiam no momento; Erguendo suas energias para ajudar quem a “Assistência” pede que no momento esta longe. Por esse motivo é que nós filhos e trabalhadores de Umbanda devemos nos manter concentrados na gíria mesmo com tanta alegria e risos correndo no momento, pois enquanto para a assistência corre alegria e risos para nós, ocorrem varias alternações de energias tanto positivas como negativas. A assistência não entende o que acontece além de nossos olhos, mas nós temos por obrigação de saber, ou no mínimo ter uma noção.

Baianos e Baianas são entidades duais, portanto podem trabalhar tanto nas vibrações de direita como nas de esquerda.

Essas entidades que carregam um grande mistério devem ser tratadas com o devido respeito, pois não são apenas entidades, são nossos amigos e guardiões para todas as horas, minutos e segundos.

"Quem tem Baiano pisa

Eu quero ver pisar,

Oi Deus nos salve a Baianada

Aqui neste congá

É coquinho, coquinho baiano.

É coquinho lá da Bahia.

Coquinho venceu demanda

Com Nossa Senhora da Guia."


Marcelo G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário