terça-feira, 1 de novembro de 2011

Compaixão

O que dizer da compaixão! Um sentimento puro e harmonioso e que temos um grande exemplo desse sentimento, uma história ou melhor uma trajetória de Jesus Cristo na terra.
Um " Homem " com o espírito iluminado que com as ordens de Deus redimiu a sua evolução espiritual trazendo em si a verdadeira Compaixão, Amor, fé e caridade. Um ser tão iluminado que nos trouxe em si o verdadeiro amor divino.
Um espírito tão santo que desde criança já tinha em si a sabedoria e o dom da palavra. Uma prosperidade enorme que adultos e velhos daquela época levariam anos para adquiri - lá.
Jesus Cristo em sua passagem mostrou que a fé é ilimitada e se temos fé temos tudo, um simples aborrecimento pode nos tornar fracos mais não descrentes a nossa fé.
Antes de nos identificar com a fé a partir do nosso nascimento querendo ou não, já somos pré - destinados a tal situação. Ou seja, nossos familiares, parentes e amigos, enfim, pessoas que estão ao nosso redor nos “influenciam” a caminhar em alguma crença, o que pode , o que não pode, o que é feio, o que é bonito etc. Nossa família assim que surgimos no plano terreno nos encaminham para o 1º passo chamado VIDA!
É claro que com o decorrer dos anos, nossas atitudes vão se tornando mais claras, nossa personalidade mais forte e ampla.
Quando se é criança,temos nossos pais e alguém nos protegendo, respondendo por nossas opiniões.
Quando se é adolescente a vida vai se tornando algo magnífico, o conhecimento da liberdade e o poder de se caminhar sozinho.
Quando se é adulto a vida nos torna mais responsáveis, nos fazem aprender pelo bem ou pelo mal. Temos que responder por nossas próprias atitudes é aí que contamos com a nossa própria proteção.
Entenda que o significado da fé e da compaixão, não que não possa despertar esse sentimento na adolescência ou até mesmo na infância, como própria já citei o convívio com pessoas e os ensinamentos de nossos familiares nos ajudam a tornar o que somos e as opiniões que temos ou até mesmo a forma que vivemos e como devemos viver.
Jesus sempre nos ensinou que não importa se somos ricos, pobres, brancos, negros. Nos ensinou, o que se torna importante é ser humilde, saber ouvir, é por esse motivo que muitos dizem que "Deus fez o homem com 2 ouvidos e uma só boca, para se ouvir mais e falar menos"E com essa questão da Humildade que entramos na parte da RELIGIÃO.
O que dizer da religião, Jesus sempre mencionava em suas lindas palavras " AMAI O PAI" ou seja, ter fé em Deus em primeiro lugar é o que importa.
E você deve estar se perguntando e Deus o que dizer de Deus! Realmente Ele existe?
Ora basta olhar em volta para suas criações, ou você acha que o mar a natureza, plantas e até mesmo os planetas foram feitos do nada sem nenhum motivo ou nenhuma importância. Ou até mesmo a criação da raça humana de onde viemos. Seria muita ignorância de nossa parte achar que não teria uma força maior por detrás de tudo isso.
Voltando a questão da religião, muitos à utilizam numa forma de discução, ofensa, descriminação.
A religião foi criada não por Deus ou por Jesus Cristo, foi criada pelos Homens.
Não existe nenhum lugar no planeta que comprove que tal religião é a certa para ser seguida.
O preconceito é um dos fatores principais dessa discórdia. Como já tinha citado pessoas ao nosso redor nos influenciam muito no nosso modo de pensar ou até mesmo na escolha de nossa religião.
O interessante seria se todos sem exceção pesquisassem, tivessem a humildade de ler, conhecer pessoalmente cada religião. E é claro seguisse aquela que se sente bem. Onde esteja ali pelo amor divino, se doando, praticando a caridade.
Se todos parassem e pensassem que dês dos tempos antigos todas as religiões já existiam.
A Evangélica com o dom da palavra Jesus pregava assim da mesma forma que os pastores pregam numa forma de evangelizar.
A Espírita na forma de que Maria mãe de Jesus recebeu o aviso com sua mediunidade clara evidente que daria a luz ao filho de Deus o espírito Santo. Ou até mesmo um outro, exemplo o Dom que Jesus tinha da espiritualidade recebendo os avisos de Deus.
A Católica numa forma rígida que Jesus levou a sua vida a nunca se entregar aos desejos da carne.
Por fim temos que dar um basta nesse preconceito que apesar de tantos e tantos anos que se passa ainda estão presente em nosso cotidiano.
Todas as crenças tem, seu lado positivo e negativo todas tem fiéis que levam sua fé com a verdadeira compaixão e amor a Deus e outras utilizam a religião como uma espécie de capa numa forma de se esconder por trás das divinas palavras.
Vou citar um dos exemplos de pós e contras de cada religião referente ao meu ponto de vista:

* EVANGÉLICA - Uma crença magnífica, onde os estudos da vida é diretamente voltada palavra da bíblia, onde pastores fazem sua evangelização e explicações amplas, utilizam o canto com letras de músicas lindas, testemunhos emocionantes.
- Seus contras , infelizmente " Algumas igrejas" evangélicas utilizam a forma do dízimo uma espécie de comércio, utilizando - se a fé dos fiéis numa forma negativa acreditando que apenas com o dinheiro é que Deus vai poder ajuda – lós. Suas regras rígidas acreditando que na forma de suas vestes e sua higiene pessoal podem comprometer em sua fé, ou seja, é muito comum que em algumas igrejas mulheres não podem utilizar certas roupas ou ate mesmo se depilarem ou questão de vaidade cortar os cabelos e pintar as unhas sendo que a fé esta por dentro de nossa alma e não por fora.

* CATÓLICA - Uma religião cultuada por muitos anos e muito respeitada em certos países. Sua forma severa de conduzir um padre, não tendo contato com os prazeres da carne. Tem o dom divino de confortar as pessoas utilizando o confinamento para pessoas se confessarem seus pecados fitalizando a importância do conhecimento do perdão e o arrependimento. Sua forma alegre e contagiante dos cantos elevados para Deus, Anjos e Santos.
- Seus contras, infelizmente "Algumas igrejas" católicas são seus escândalos envolvendo padres com a pedofília, uma visão rígida da criação humana, ou seja, imagine você se todos os homens resolvessem a se tornarem padres ou todas as mulheres se tornarem freiras. Nossa evolução humana seria extinta, uma das dádivas que Deus concedeu as mulheres é o poder de gerar em seu ventre seu filho, o amor entre um homem e mulher isso tudo seria em vão seria totalmente perdido.

* Espírita, Umbanda, Candomblé - Umas das religiões que a muitos e muitos anos cultuadas, mas por questão do preconceito começou a se tornar mais conhecida e assumida nos tempos de agora.
- A Espírita, ou seja, Kardecista uma religião amorosa, leve que com o seus muitos estudos fazem uma visão mais ampla e objetiva referente a mediunidade que todos nós possuímos. Um dos pontos fortes é o seus relatos da vida após a morte, o conforto que cada pessoa ou familiares de receber através de médiuns uma psicografia de um ente querido que já partiu do mundo terreno. Seus passes de energização fantásticos e suas palestras magníficas.


* A Umbanda uma religião cultuada a muito tempo sua forma de trabalho vêm de misturas de um pouco de cada religião.
- A Kardecista na forma de mesa branca, ou seja, são sessões que são socorridos espíritos que ao desencarnarem do plano terreno não conseguiram ou não aceitaram ajuda do plano espiritual.
- O Catolicismo, pois na maioria dos terreiros de umbanda são cultuadas as imagens de Santos que na igreja católica tem um nome e na umbanda tem outro, um dos exemplos são São Jorge que na Umbanda é considerado como Ogum, Nossa Senhora de Aparecida como Oxum, Santa Barbara como Iansã. Mas são os mesmos Santos que com a sua trajetória e histórias iluminada se tornaram importantes.
- O Candomblé uma forma da cultuação dos Orixás que na verdade são Deuses que com a ajuda de Deus são seus representantes de algum elemento da natureza, um dos exemplos mais claros são: Iemanjá rainha do mar, Oxum rainha dos rios e cachoeiras, Oxossi o rei das matas e assim por diante.
Sua forma musical utilizando instrumentos como atabaque e birimbal uma das tradições trazida do afro e negros.
Suas entidades são da própria umbanda onde se incorpora espíritos que já desencarnaram, mas com o seu grau de evolução no plano espiritual tem a permissão de conduzir (incorporar) no médium para ajudar e aconselhar os necessitados. Aí que entra muitos questionamentos referente as características das entidades, porque alguns fumam, bebem etc. São mistérios que Eles utilizam para que com os fluidos desses determinados materiais usam para movimentação , energização e sustentação do terreiro ou no ambiente que a entidade conduz. Um dos exemplos são Cablocos,
Baianos, Erês, Boiadeiros, Marinheiros etc.

* O Candomblé tem origem africana seus cultos são voltados para os Orixás
(Deuses da Natureza) seus dias de trabalho são formidáveis, belíssimas suas roupas e oferendas.
A utilização do Xirê ( uma espécie de circulo onde uma pessoa vai atrás da outra dançando e
cantando para cada Orixá). A utilização de búzios para confirmações e revelações.
Também se é utilizado o atabaque e instrumentos de origem africana.

- Seus pontos negativos infelizmente no geral das religiões espíritas são: a mistificação ou seja, médiuns que fingem ou mentem que estão incorporados ou que tem algum espírito falando com ele ou falando algo para alguém por falar sem ter a certeza do que esta dizendo a respeito da vida do próximo.A utilização da " Macumba" ou melhor fazer Trabalhos para o mal como amarração,desentendimentos e outros fins. Sendo que todos nós estamos cientes que nosso destino já esta pré destinado e que existe a Lei da causa e efeito " Tudo que vai volta" então por que fazer o mal para o próximo sendo que tudo que desejo vai voltar para mim.
E a utilização da mediunidade numa espécie de Comércio, cobrando pela caridade sendo que a caridade não tem preço, as pessoas precisam entender que os espíritos não precisam de dinheiro, eles precisam sim de materiais para trabalhar uma coisa totalmente diferente da outra.

Como podemos ver cada religião tem seu jeito sua forma de cultuar o mais importante é falar de Deus, o importante é ter Deus no coração, é se sentir bem naquele ambiente sagrado, é poder olhar para o meu próximo com compaixão; é aceitar o meu próximo do jeito que ele é, quantas e quantas vezes, discutimos sobre a religião, será que vale a pena permanecer com esse preconceito, será que vale a pena ser tão egoísta e pessimista em tentar convencer o meu próximo a seguir a minha religião, ou seja, numa forma direta de dizer que a "minha religião o meu Deus é o melhor".
Veja bem há uma grande diferença em conhecer uma nova religião, como já citei o interessante seria ter uma base de todas .
Quantas e quantas vezes famílias, parentes ou ate mesmo amigos deixaram de se falar por causa de sua religião! Será que vale a pena perder cada momento de nossas vidas discutindo, brigando e até mesmo magoando as pessoas por questão de vaidade e preconceito por conta de uma criação tão fútil do Homem de não querer aceitar ou ate mesmo ouvir o que meu próximo meu irmão tem para dizer! Quem somos nós? Quem é você pra julgar o que é certo e o que é errado!
A fé é algo individual somente dentro de si que há o verdadeiro sentido, não adianta ir todo domingo na missa, no culto ou no centro e dentro de si ter somente sentimento de inveja, magoa, raiva,dor.
Sei que essa "Guerra das Religiões '' vai continuar por muitos e muitos anos ainda, o importante é começarmos a entender que DEUS é um só que o amor Dele por nós é tão Grande e infinito e tem para todo mundo, comece você agora a partir desse momento a respeitar e olhar essa questão com outros olhos, os olhos do coração e da alma.
O importante é ter Deus no coração e olhar para esse mundo com COMPAIXÃO.


Maria Gabriela Pereira de Toledo

14 outubro de 2011.


> Sugestões, elogios, Criticas:

e-mail - m-gabriela-gf@hotmail.com

Telefone- (11) 6983-5788
Facebook - Gabi Simplesmente
Blog: http://www.vivendonaumbanda.blogspot.com/